Criado em 11 Agosto 2017 Categoria: Famosos E Tv
Imprimir

A manhã desta quinta-feira (10) foi registrada pelo início das comemorações que marcam o cinquentenário do falecimento de José Amaro Rodrigues. A extensa trajetória de sua vida rendeu o nome da escola estadual mais antiga de Artur Nogueira.

Ao longo de cinco décadas, formando milhares de alunos, o estabelecimento educacional retrata com brilhantismo a inesquecível história do patrono da instituição.

 

Acervo de fotos relembra história do Amaro

A fim de registrar o cinquentenário da escola, a diretoria e os demais educadores, organizaram uma palestra, na qual foi direcionada aos alunos atuais e autoridades.

Na oportunidade, o historiador Geso Franco de Oliveira ministrou a palestra, na qual foram abordados diversos assuntos relacionados ao tema, além de apresentar, através de slides, um acervo de fotos da época. “O nosso principal foco é, primeiramente, apresentar aos estudantes a parte histórica do local, e motivá-los a dar continuidade à importância deste momento”, comentou Geso. “Inclusive, eu sou ex-aluno da década de 70, e hoje registramos o dia de cinquenta anos do falecimento de Amaro, época que também marca o início de uma nova história, através da escola que tem o seu nome. É muito gratificante manter viva essa memória”, frisa Geso.

 

Autoridades e familiares destacam a relevância da homenagem

Representando o prefeito Ivan Vicensotti, a secretária de Educação e também ex-aluna da escola, Elaine Vicensotti, destacou o emocionante momento. “A minha formação eu agradeço muito a essa escola. Fiz todo o Ensino Fundamental aqui, depois conclui o Magistério, logo em seguida, cursei a faculdade, e retornei para dar aula aqui no Amaro", relembra a secretária, emocionada. "Essa escola faz parte da minha vida. Agradeço pelo convite e que possamos prestigiar, com muita honra, essa pessoa tão ilustre para a nossa cidade”, finalizou a secretária, Elaine.

Também em nome do Executivo, o secretário de Cultura, Edésio Lopes salientou a importância do encontro. “Aqui presente, atualmente como secretário de Cultura, fico muito feliz por existir um momento como esse, no qual destaca a importância do nosso patrimônio cultural”, frisou. “Agradeço pelo empenho de cada aluno e de todos os envolvidos pelo cuidado com essa escola”, ressaltou o secretário. “Eventos como esse tem sim que acontecer, e ser cada vez mais frequentes, afinal, essa história tem que ser lembrada por todas as gerações", destacou. "Aproveito também para agradecer pelo convite de hoje e ressaltar que com o total apoio do prefeito Ivan Vicensotti e muita ajuda de Geso Franco, estamos cultuando o nosso patrimônio histórico.  Destaco ainda que, após a revitalização da nossa antiga Biblioteca Municipal, onde teremos ali uma sede de museu chamado Casa da Memória de Artur Nogueira, será para nós uma honra inserirmos essa história, e assim ilustrar ainda mais o nosso espaço”, concluiu o secretário de Cultura, Edésio Lopes.

Também marcou presença o familiar do homenageado, Edson Roberto Rodrigues, neto de José Amaro Rodrigues. "É uma realização enorme estarmos aqui hoje, afinal, vejo este momento como um reconhecimento do que o avô contribuiu para a história da cidade. Dessa maneira, todos aqui presentes, especialmente os alunos, terão conhecimento de quem foi o segundo prefeito de Artur Nogueira. Estamos muito gratos pela oportunidade, e agradecemos em nome de toda a família", falou  Rodrigues.

Em entrevista, ao vivo, na Cabocla FM (107.3), a diretora da Escola Amaro, Valdirene Gonçalves, salientou o significado do evento para os estudantes. "Hoje foi uma breve solenidade que marcou o início das nossas homenagens ao patrono da nossa escola. Assim, os alunos podem compreender a importância desse colégio para Artur Nogueira", explicou a diretora. “A nossa escola está diretamente ligada à história do município, e isso deve permanecer na memória de todas as gerações”, afirmou Valdirene.

De acordo com a diretoria, no final do ano, haverá um evento aberto ao público, onde a escola contará com a presença dos ex-alunos da Escola Estadual José Amaro Rodrigues, localizada no centro do município.

 


 

Por Elaine Matos

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos abaixo, sendo certo que as opiniões não representam a opinião do portal CBA Notícias.Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem, contate-nos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.