Criado em 03 Outubro 2017 Categoria: Colunistas2
Imprimir

A lista de seis itens é liderada pela Banana que é benéfica para a saúde emocional e intestino

Nada como um prato quentinho de comida em dias de frio ou quem sabe aquela sobremesa maravilhosa preparada pela mamãe no fim de semana. Os alimentos têm o poder de mexer com o nosso humor. O cheiro, a cor e o sabor nos leva a lugares e momentos vividos até mesmo na infância. Quem nunca sentiu um cheiro de tempero e lembrou a comida que a vovó fazia?

Durante as refeições o nosso corpo produz uma sensação de bem-estar. Mais do que o poder de transformar sensações, os alimentos possuem em sua composição nutrientes para diversas situações diárias e isso inclui também o bom humor.

Isso acontece porque alguns alimentos são responsáveis por auxiliar o organismo na liberação de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Com a ausência da serotonina, o risco de desenvolver depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mau humor e hiperforia (aumento exagerado da fome), aumenta.

Que tal começar a ter uma dieta mais feliz? Abaixo temos seis alimentos que poderão colaborar com o riso diário. Ah, todos eles são servidos no restaurante Unasp de Engenheiro Coelho.

Banana

É rica em aminoácido triptofano (substância precursora da serotonina) e além de tratar a saúde emocional, a banana é rica em fibras e probióticos responsáveis por auxiliarem o trânsito intestinal.

Abacate

Rica em ácido fólico, vitamina B3 e potássio. O abacate é a fruta que contém maior número de proteína, além de possuir ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6.

Mel

Carboidrato fonte de triptofano, possui ação calmante e induz a uma sensação de bem-estar melhorando assim a função da serotonina.

Ômega 3

Ômega 3 possui forma protetora para os neurônios. Ao consumir alimentos como peixes, linhaça, nozes e chia, ocorre a produção dos receptores de neurotransmissores, entre eles a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, auxiliando na diminuição do envelhecimento celular.

Gérmen de Trigo

Fonte do aporte vitamínico do complexo B pode atuar como calmante natura, diminuindo assim a irritabilidade e tensão. Por possuir ácido pantotênico, a vitamina B5 conhecida como vitamina anti-estresse melhora a adequação dos impulsos nervosos e funções cerebrais.

Lentilha

Uma dica para sair da rotina do consumo de feijão diariamente, pode ser servida também como sopa e até mesmo como salada. A lentilha é fonte de proteína e de cálcio, contribuindo de forma significativa na regulação da flora intestinal. O equilíbrio entre cálcio e magnésio atua no metabolismo cerebral o que auxilia o processo de bem-estar.

Créditos

Michelle Fernandes Barbosa

Nutricionista chefe do restaurante Unasp Engenheiro Coelho

 

Da redação

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos abaixo, sendo certo que as opiniões não representam a opinião do portal CBA Notícias.Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem, contate-nos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.