Criado em 12 Junho 2018 Categoria: Cidades2
Imprimir

Supermercado Rossetti realiza a tradicional Benção dos pãezinhos de Santo Antônio

 

Nesta quarta-feira, dia 13, é dia de Santo Antônio e como já é tradição há 16 anos, no Supermercado Rossetti, é dia do pãozinho abençoado.

A partir das 10 hrs, os famosos pãezinhos de Santo Antônio, representam uma tradição ainda mais forte. "Em vida, Santo Antônio distribuía muitos pães aos pobres." Diante disso, durante as missas até hoje muitas pessoas oferecem pães ao Santo, enquanto outras pegam o alimento abençoado para levar para casa.

O pão dos pobres
Um dos símbolos mais presentes nas imagens do Santo, importante também para a Igreja dos nossos dias, dentro da nova evangelização, é o "Pão de Santo Antônio”, ou o Pão dos pobres, em referência à imagem de Santo Antônio distribuindo o pão aos pobres.

A história do "Pão de Santo Antônio” remete a um fato curioso Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, os pães tinham sido ‘roubados’. Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.

Mais do que a lenda da origem do "Pão de Santo Antônio”, o que importa é a riqueza do seu simbolismo.

Através de Santo Antônio, Jesus continua a realizar o grande milagre da multiplicação dos pães.

Santo Casamenteiro

Santo Antônio é também conhecido como o santo casamenteiro. Segundo o paroquiano Rogério Delgado, da Paroquia de Nossa Senhora das Dores, a tradição surgiu porque naquela época as mulheres precisavam de dotes para realizar o casamento. “As mulheres que não tinha condições de oferecer o dote, Santo Antônio dava um jeito e conseguia pagar os dotes. Por isso, ficou conhecido como santo casamenteiro e até hoje muitas mulheres e homens intercedem ao santo”, conta.

A celebração do dia de Santo Antônio, no Supermercado Rossetti, será presidida pelo pároco Edson Tagliaferro. Após a celebração serão distribuídos os pãezinhos totalmente gratuitos.

Fotos Arquivo CBA

Da Redação | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



Leia mais em CBAnoticias.com